sábado, 25 de dezembro de 2010

Yasuaki Kita: Polêmica, Fofoca e muito besteirol!!

Olá leitores do Mangás Cult, no post de hoje falarei de uma figura muito curiosa do mundo dos mangakás, apesar do cara ser nada conhecido fora do Japão. E Adivinhem quem é o assunto?  ELE, O homem que mandou a Shounen Jump pro Raio que o parta, Fofocou sobre a vida de vários mangás e ainda tinha a audácia de sacanear o Yoshihiro Togashi pelos seus Hiatos e Atrasos (e convenhamos, o cara pausa tanto Hunter x Hunter que tem mais é que ser vaiado mesmo, apesar de eu gostar muito do mangá =P), YASUAKI KITA, o cara é mais famoso pelas suas polêmicas do que pelos mangás que escreve. Começemos a falar dele:





Nascido no ano de 1969, Kita começou a sua carreira como mangaká em 1995 fazendo alguns one-shots na Shonen Jump até finalmente ter o seu primeiro trabalho serializado em 1996, o estupidamente engraçado mangá de comédia, Makuhari. Infelizmente eu tive apenas a oportunidade de ler apenas 3 capítulos da série, mas ao que posso dizer, a história trata de dois amigos fracassados que fundam um clube de Baseball só pra dizer que tem um clube, a dupla não entende bulhufas sobre o esporte. Dentro do mangá haviam piadas
muito, mas muito engraçadas mesmo.

Capa do Volume 1 de Makuhari
A marca registrada da série (e do humor de Kita) era tirar sarro de pessoas famosas nas piadas; As vítimas variavam desde cantores e astros famosos, os editores da Shonen Jump e até mesmo os seus colegas mangakás que trabalhavam nas séries publicadas na época. Kita chegou até mesmo receber ameaças de
algumas pessoas por causa das piadas que fazia, entre eles um participante de um reality show japonês que ameaçou bater nele caso a piada fosse publicada na versão Tankohon de Makuhari.

Por essas e outras, Makuhari acaba tendo duas versões, a que era publicada semanalmente na WSJ, e a encadernada nos Tankohons. Nos encadernados, a série sofria de altas censuras e mudanças por causa das piadas extremas. Infelizmente nunca teremos a oportunidade de ler Makuhari na íntegra, a não ser que você vá até o departamento editorial da Shounen Jump (que quem lê o mangá Bakuman, deve saber como as coisas funcionam por lá) e roube as revistas antigas, mas aí já são outros quinhentos.


Um tempo depois, em meados de 1997, O Senhor Kita resolveu chutar o balde. "Yu-gi-Oh!" tinha estreado à pouco tempo, e corria sérios riscos de cancelamento. Como alguns de vocês devem saber, Yu-gi-Oh no começo era um mangá que tratava de jogos das trevas, mas sem o cardgame que aparece mais adiante (e na minha opinião, YGO era bem mais legal no começo sem o cardgame). Kita, que achava a história muito ridícula e besta, recomendou na cara dura pra que Kazuki Takahashi (o autor da série) lesse o mangá Kaiji do renomado Nobuyuki Fukumoto (conhecido pelos seus mangás sobre jogos de azar e suas histórias realmente adultas e fortes)

Kaiji, de Nobuyuki Fukumoto

 Takahashi parece que não entendeu direito a mensagem do colega de revista e copiou um ARCO INTEIRO de Kaiji em Yu-gi-oh, trata-se daquela parte que Yugi e seus amigos estão no navio rumo à ilha dos duelistas (se eu me recordo bem, acho que é esse, não tenho tanta certeza, caso esteja errado, corrijam-me). O
resto da história vocês provavelmente já sabem, Yu-Gi-oh virou um baita sucesso, gerou um cardgame que é febre no mundo todo e uma interminável gama de spin-offs na TV japonesa. Podemos dizer que o responsável pelo sucesso de Yu-Gi-Oh é o nosso querido Yasuaki Kita, não é mesmo?

Kita, ao ver que a Shueisha não era lugar pra ele, mandou um belo dedo do meio para a editora e foi para a Kodansha, onde lançou as séries "Naku yo Uguisu" e "Daihyoubito" em 1999 e 2002, respectivamente na Shounen Magazine. E continuou fazendo o que gostava de fazer, fazer chacota dos famosos. Nem mesmo estando em outra editora, Yoshihiro Togashi era poupado das piadas (O Togashi devia ser a vítima favorita dele, só pode Hahahaha).
Piada feita por Kita, onde Togashi (representado pelo cachorro) diz: "Eu também estou doente"
Capa do Volume 3 de Kenka Shoubai.

Um tempo depois, Kita ficou de saco cheio de fazer mangás Shounen, e resolveu ingressar no ramos dos mangás voltados para o público adulto na revista Seinen Young Magazine, onde lançou em 2005, Kenka Shoubai que é publicado até hoje na revista e até o momento deste post acumulou 23 volumes encadernados.

Kenka Shoubai é um bizarro mangá que é uma bela mistura de Comédia com porradaria de um jeito divertido e hilário. Apesar de ter pouco material da série pela internet em um idioma que não seja japonês, recomendo a leitura.





Vamos agora falar de alguns fatos curiosos sobre Yasuaki Kita e os escândalos que adora causar:

- Kita chegou a fofocar numa entrevista a identidade verdadeira de Tsugumi Ohba (roteirista de famoso mangá Death Note), sendo que não é ninguém menos que Hiroshi Gamou, que escreveu nos anos 90 na shounen Jump, a série "Tottemo!! Luckyman" (Cujo Protagonista ilustra o Banner do Blog no canto inferior direito).

- Essa é hilária: Em um volume de Makuhari, naqueles freetalks que os autores adoram fazer, Kita disse que uma vez foi num restaurante, e o garçom resolveu perguntar a ele no que travalhava. Kita havia respondido que era mangaká da Jump, No momento que o Garçom perguntou que série ele fazia, haviam umas mulheres numa mesa atrás que estavam falando mal de Makuhari. Neste momento, Kita respondeu que era o autor de Rurouni Kenshin. (Quando eu li isso, eu quase caí da cadeira de tanto rir)

- Kita chegou a fofocar numa entrevista que o autor Hajime Kazu, conhecido por escrever nos anos 90 o mangá de comédia escolar "Meryoutei Gotou Seijuurou" e atualmente na Jump SQ, "Luck Stealer", tinha um caso com a editora. O Escândalo causou o divórcio da editora e atualmente ela é casada com Kazu. Kita meio que contribuiu pra esse casório, não?

- Em Kenka Shoubai, há um personagem, que é um professor que adora "dar uns pegas" nas colegiais da série. O personagem se chama Shimada, e algumas vezes, erram o nome dele e acabam o chamando de Shimabu. Trata-se de uma referência ao autor Mitsutoshi Shimabukuro (autor do atual Toriko), por causa do famoso escândalo sexual em que foi envolvido em 2002, quando foi acusado de pedofilia por levar uma adolescente de 16 anos que conheceu pela internet a um motel e ter sido pego no flagra. Coisa que ocasionou no cancelamento da série "Seikimatsu Leader den Takeshi" (cujo protagonista ilustra a parte superior direita do banner do blog), sendo que em 2005, pôde concluir a série na Super Jump.
NOTA: Pra fazer a piada, a kodansha só autorizou kita de fazê-la, caso conseguisse a permissão do ex-colega de revista. E Kita a conseguiu.

Edição de Final de Ano da Shounen  Jump, com a foto.
- Antigamente, na edição de final de ano, a Shounen Jump trazia na capa, uma foto de todos os seus
mangakás Reunidos. Kita dizia que nas fotos, Nobuhiro Watsuki (autor de Rurouni Kenshin, Busou Renkin e outros), estava bêbado na foto. E realmente estava (que coisa feia, mestre Watsuki!)







Para encerrar o post, deixo uma recomendação. Para que se caso tenham a oportunidade, leiam Makuhari ou Kenka Shoubai, garanto que irão se divertir e rir descontroladamente das piadas desse cara louco e sem-noção que é Yasuaki Kita.

Pois bem, espero que tenham gostado dessa reportagem e até a próxima.

Créditos ao blog do "XIL", por algumas das informações!^^

2 comentários:

  1. Kita é sensacional. E cá entre nós, Kenka Shoubai TEM que ser lido por aqui de qualquer forma! XD

    ResponderExcluir
  2. cara, te recomendo colocar uns links pros noobs qdo fazer as matérias.

    deveria estar desenhando... to revirano seu blog aki
    kkkk

    ResponderExcluir