quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ToCs Históricas - 1987, Edição 1-2

Issue #1-2 (1987)

Jojo Bizarre Adventure (estreia)
Dragon Ball
Hokuto no Ken
Akaten Kyoushi Nashimoto Kotetsu
Captain Tsubasa
Sakigake!! Otokojuku
Saint Seiya
Kinnikuman
Kirara
Kochikame
High School! Kimengumi
Sekiryuuou
City Hunter
Ginga Nagareboshi Gin
Tsuide ni Tochinkan
Sora no Canvas
Yamashita Taro-kun (FIM)
                                                           Kimagure Orange Road (ausente)

2012 é um ano comemorativo para muitos fãs de um dos mangás mais importantes (e um dos melhores também, na minha opinião) que já passaram pela shonen Jump: Jojo's Bizarre Adventure completa 25 anos de existência. Se você me conhece de outros lugares e lê esse blog há bastante tempo, deve provavelmente
saber que a saga da família Joestar e suas decendências é o simplesmente o meu mangá favorito. Neste post, vou dar uma analisada na edição que teve a estreia desse magnífico mangá!!(trouxe essa ToC não só por Jojo, mas o resto dela está bem interessante também, então vamos lá.)





Bom, acho que já falei e refalei o suficiente sobre Jojo aqui no blog, mas acho que não custa falar de novo. Jojo é um dos títulos mais importantes que a revista já teve. Claro que em nível de "boom" de sucesso ele não se compara a um Hokuto no Ken, um Kinnikuman ou a um Dragon Ball da vida, mas ele marcou
época do jeito dele. Pra quem ainda não conhece a série (mas deveria conhecer), a história fala da eterna guerra da família Joestar contra Dio Brando, um terrível vampiro que é o inimigo mortal do clã Joestar. Eu sei que a história vai muito além disso, mas acho que seja o suficiente pra quem ainda não conhece se interessar e ir atrás. Como essa é a edição de estreia da série, não há muito o que comentar sobre como ela
estava na época. Seguimos em frente.



Dragon Ball em primeiro lugar. Tá certo, isso não é novidade nenhuma. Pelo meus cálucos, a série deveria estar com em torno de 100~130 capítulos (rumando para o final da parte 1 do mangá). Bom, eu realmente não tenho o que comentar sobre a série aqui, todos já conhecem e blá blá blá.... vamos continuando.

Hokuto no Ken em 2º lugar. Esse, junto com Jojo, é outro dos meus mangás favoritos. É notável que em todo lugar que eu passo, eu arroto elogios para a série, mas nesta época, o mangá estava passando por uma de suas piores épocas. Após a primeira metade da série (que é divinamente épica), o mangá passa por um timeskip. A qualidade da história decai bastante aqui e fica uma verdadeira montanha-russa de ótimos e maus momentos até o final (nessa edição temos vários mangás consagrados perto do final, só pra constar). Mas de uma forma geral, mesmo com essa queda brusca de qualidade (e ainda deixando o meu fanboyzismo de lado ao dizer isso), Hokuto no Ken é um mangá que ainda é de leitura obrigatória e merece a sua atenção. Um dos mangás mais importantes da história e que ajudou a construir os shonens de luta modernos.


Em seguida, não sendo Rankeado por estar em seu 2º capítulo, o mangá "Akaten Kyoushi Nashimoto Kotetsu", de Keiichi Kasui. Não encontrei muitas informações sobre a série, só descobri que era um mangá sobre apostas e que terminou na edição 31 do mesmo ano e que durou 4 volumes. Não deve ter sido um sucesso e foi cancelado. Não é um mangá relevante, mas fica registrada aqui a curiosidade.



Ocupando as 3º e 4º posições, temos Captain Tsubasa e Sakigake!!Otokojuku. O primeiro é bastante conhecido, e na época deveria estar com uns 6 anos de publicação, pra acabar no ano seguinte. Não li a série inteira, por isso, me abstenho de fazer muitos comentários sobre Captain Tsubasa aqui. Já Sakigake!!Otokojuku estava pra completar 2 anos e meio de publicação, estando em seu longuíssimo arco do "Tenchou Gorin Daibukai", que é sem dúvida o arco mais longo do mangá, que durou 17 volumes só nisso (sendo que o mangá inteiro tem 34 volumes) e durou aproximadamente 3 anos em publicação (ou seja,
nessa edição, o arco deveria provavelmente estar na metade). Fica aqui o registro

E pra fechar o top 5 com chave de cocô, temos Saint Seiya, que estava completando 1 ano de serialização e terminando o arco da guerra galáctica no mangá e na contagem regressiva para as aclamadas 12 casas, que é um dos arcos mais comentados do mangá. Saint Seiya é bastante conhecido e vocês sabem o quanto eu detesto a série, vamos logo pro próximo.


Fúria agora, por que diabos Kinnikuman teve seu lugar no top 5 tirado de Saint Seiya nessa edição?! Nesta edição, o mangá estava quase na contagem regressiva para seus capítulos finais (segundo uns cálculos aqui, o capítulo deveria ser provavelmente o 367) com a luta do Robin Mask contra o Mammoothman, que na minha opinião é uma das melhores do arco da "Grande Batalha do Trono". Certamente já falei o suficiente sobre a série aqui , então, leiam o review sobre a série para conhecer mais sobre ela.

Em seguida, temos o mangá "Kirara", de Shiji Hiramatsu (do mesmo autor do não tão conhecido sucesso Black Angels), que aqui estava em seu 7º capítulo. A série não fez sucesso e foi cancelada no mesmo ano. E junto com ela, Kochikame. Preciso comentar algo mesmo neste parágrafo?



Logo após, temos os mangás "High School! Kimengumi" e Sekiryuuou. Kimengumi foi um mangá de comédia escolar famosíssimo na época e fez bastante sucesso. Aqui a série estava próxima de seus capítulos finais também. Sekiryuuou era de ação e escrito e desenhado pelo aclamado Hiroshi Motomiya
(conhecido por ser um dos autores presentes na primeira edição da shonen Jump e pelo conhecido Salaryman Kintarou). Sekiryuuou estava em seus últimos capítulos publicados NA JUMP, pois logo
em seguida ele iria ser transferido para a antologia seinen Super Jump.

Em seguida, iniciando um dos bottom 5 mais bizarros que já vi, temos os clássicos City Hunter e Ginga Nagareboshi Gin. City Hunter estava com quase 2 anos de publicação. City Hunter era totalmente inconstante na ToC. Andava pelas primeiras posições, andava pelo Bottom e os volumes vendiam horrores. Não é um mangá que corria riscos de cancelamento nem de longe (talvez o sucesso da obra anterior de Tsukasa Hojo, Cat's Eye, tenha ajudado também na reputação da obra). City Hunter é outro dos meus mangás favoritos e é mais um clássico que marcou época na revista, ele também merece a sua atenção.

E aqui, Ginga Nagareboshi Gin estava também na contagem regressiva pro final (caramba! Mais um?), faltando menos de 10 capítulos para terminar. Neste ponto, a série estava no meio do seu arco não tão comentado quanto a caçada ao Akakabuto, que é o da "Guerra dos lobos". Esse arco, encerra até que bem a série, mas nem de longe se compara ao épico combate do bando dos cães de Kouga contra o clã de Akakabuto, por uma série de motivos: o primeiro deles, deve ser o fato de esta parte da história não ser coberta no famoso anime da série, a segunda, por ela ter sido rápida demais (durou só 4 volumes, enquanto o resto do mangá, que durou 18, foi a tal guerra do Akakabuto) e a terceira (talvez só pra mim), é as lutas terem ficado bizarras demais nesse arco. Eu já falei sobre Ginga Nagareboshi Gin aqui no blog também. Leiam o post para conhecer melhor a série.

E pra encerrar a ToC, os 3 últimos mangás presentes nela são o gag-manga Tsuide ni Tochinkan, que era bastante popular e aqui já estava com 1 ano e meio de publicação. Depois Sora no Canvas, um mangá de romance bem desconhecido e bem curto, que na época também estava para acabar. E em último, temos o capítulo final do mangá de Beisebol. Mas aqui não é exatamente o fim da série, e sim o fim da primeira parte dela. O mangá só foi acabar mesmo em 1990.

Não estava presente na ToC por estar em hiato nessa semana, mas Kimagure Orange Road também estava perto do fim nessa época.

Curiosidade: Encontrei algumas imagens das páginas coloridas de estreia de Jojo, para vê-las é só ir neste link

11 comentários:

  1. Que ToC Fantástico, uma pena que Kimagure estava fora, queria ver onde ele ficava no meio desses monstros.
    E realmente anos 80 era outra visão, tudo era mais manly!

    ResponderExcluir
  2. Jump mais épica que essa só quando Slam Dunk e Rokudenashi entraram. Foda demais, inclusive Cavaleiros =p

    ResponderExcluir
  3. estréia de Jojo's Bizarre Adventure + as páginas coloridas da estréia (que estou vendo pela primeira vez, OBRIGADO!): sem mais nada a declarar, meritíssimo!!!

    Tendo jojo, nada mais importa nessa vida!

    ResponderExcluir
  4. Realmente a melhor ToC que eu vi até agora!
    Fico surpreso como nos anos 80 tínhamos tantos mangas bons.

    E cara as paginas coloridas de Jojo são incríveis, fico muito p*#o por saber que nunca lançaram Jojo por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Brother vc discorre muito bem sobre mangas
    queria ver um zine feito por vc
    btf que vc faria bem
    pq vc tem uma bagagem boa sobre mangas!!

    ResponderExcluir
  6. droga >.<
    eu queria ter lido todos! Esses que foram comentados (eu já conheço de nome, só não li ainda, tá ò.ó)

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, Jojo com páginas coloridas *_*
    Comprei a primeira caixinha de Jojo da nova edição na amazon japonesa com os 2 primeiros arcos, mas só a primeira página de cada volume vieram coloridas T.T trágico. Será que a edição com as capas originais tem mais páginas coloridas? Quem puder me responder agradeço. :]

    ResponderExcluir
  8. muito bonitas as paginas coloridas de Jojo..

    eu imaginava que Kinnikuman ficava no top 3 e saint seiya tbm...

    e tenho que ler HNK urgente..

    ResponderExcluir
  9. Ah cara me corta o coracao ver isso!!
    Quanto saudosismo puta que pariu como eu ADORO os anos 80, os MELHORES MANGAS sem duvidas. Só coisa boa, safra como essa dificilmente veremos e/ou teremos novamente.

    Hokuto no ken, Dragon Ball, Jojo, SAkigake, Rokudenashi Blues, Kinnikuman, Saint Seiya, City Hunter, Dragon Quest, Captain Tsubasa e tantos outros.
    Eu fico doido para conseguir uns mangas dos anos 70 e principalmente dos anos 80.

    Galera vamos nos unir, sério mesmo, vamos fazer um multirao e conseguir pegar em MAOS essas raridades.
    Vamos tentar descobrir quem vende, onde compramos seila.
    Cara como eu querai ter os 28 tankos do Hokuto No Ken ou entao os tankos do Violence Jack do Go Nagai.
    Pode folear as obras do Shotaro Ishinomori ...Tezuka = (
    Acho que o apice dos melhores titulos foram os anos 80 mesmo.
    Parabens pelo maravilhoso blog.
    Crie alguns posts aqui dando uma luz no fim do tunel para o pessoal que deseja comprar estas maravilhas onde podemos consegui-la ??
    abracaoooo

    ResponderExcluir
  10. JoJo também é um dos meus mangás favoritos, embora ainda não tenha lido nem metade da obra ! Não vejo a hora de ver aqui no Mangás Cult uma mega postagem sobre a série e todas as suas fases :)

    ResponderExcluir
  11. Será que tem como pegar uma ToC do fim de 2001 ou começo de 2002 ?

    ResponderExcluir